Procon-SP notifica Ford por problemas com câmbio Powershift

EcoSport foi o primeiro carro montado no Brasil a receber o Powershift. Foi lançado no motor 2.0 e estendido a alguns 1.6

Por REDAÇÃO AB
  • 31/01/2020 - 13:40
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    A solução adotada pela Ford nos Estados Unidos, de indenizar proprietários de Fiesta e Focus equipados com câmbio Powershift, levou o Procon-SP a notificar a divisão brasileira da montadora. O órgão de defesa do consumidor quer saber que tipo de medida a Ford vai adotar no Brasil, já que, nos Estados Unidos, ela está firmando acordo para encerrar processo aberto por proprietários dos dois modelos mediante pagamento de indenizações no valor total de US$ 30 milhões.

    No Brasil, além desses dois carros, o EcoSport também utilizou a transmissão Powershift, que em vez de um conversor de toque utiliza um sistema de dupla embreagem. Em 2015, o Procon de Minas Gerais instaurou investigação por queixas recorrentes de consumidores de EcoSport, Fiesta e Focus sobre barulho, trepidação, superaquecimento, falhas nas trocas da marcha, perda de força e consumo elevado de combustível. Nos Estados Unidos, já em 2017, havia 7 mil proprietários processando a montadora.

    Caso a Ford aplique acordo semelhante no Brasil, terá de informar quais veículos estarão sujeitos à condição, como se dará a convocação e que procedimentos deverão ser observados pelos proprietários de veículos que ainda possam apresentar problemas com o câmbio. A empresa foi notificada na quarta-feira, 29, e tem 72 horas a contar do dia 30, para responder ao Procon.