Economia

Grupo dono da Air Europa vai abrir empresa aérea no Brasil

Anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas no Twitter
Grupo Globalia, dono da Air Europa, é espanhol Foto: Divulgação
Grupo Globalia, dono da Air Europa, é espanhol Foto: Divulgação

BRASÍLIA - O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou na manhã deste sábado que o grupo espanhol Globalia, dono da Air Europa, vai fundar uma nova empresa de aviação no Brasil. Será a primeira após a publicação da medida provisória 863/2018, que abre o setor aéreo ao capital estrangeiro, hoje limitado em 20%. De acordo com o ministro, a outorga será pedida nos próximos dias.

— Importante para equilibrarmos oferta de voos e reduzir preço da passagem — destacou Freitas, que complementou:

Baixa demanda: Rio perde 25% dos voos domésticos e internacionais em seis anos

— Obtendo outorga, ela vai contratar pilotos e tripulação brasileira, gerando empregos, concorrência no setor e novos investimentos no país.

As postagens foram retuitadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Na última quarta-feira (15), em audiência na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o secretário nacional de Aviação Civil substituto, Carlos Eduardo Resende Prado, pediu que o Congresso vote a MP sem as modificações feitas na comissão mista.

A comissão havia incluído no texto original, que foi enviado pelo governo, a volta da franquia mínima de bagagem no transporte aéreo, além da exigência para que empresas operem ao menos 5% de seus voos em rotas regionais por, no mínimo, dois anos.

A medida provisória tem até quarta-feira (22) para ser votada na Câmara e no Senado. Caso contrário, perde a validade.