Fiat é a que mais cresce no primeiro trimestre

E Renault tira da Ford o quarto lugar do ranking das 10 marcas mais vendidas no período

Por SUELI REIS, AB
  • 05/04/2019 - 19:50
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura
    Texto atualizado em 09/04 para correção e atualização de tabela/texto referente aos números de Renault e Ford

    A Fiat anotou a maior expansão em participação de mercado entre as dez marcas mais vendidas no 1º trimestre de 2019. Com 78,8 mil emplacamentos, volume 23% maior que o do primeiro trimestre de 2018, a fabricante anotou aumento de 1,45 ponto porcentual de market share e garantiu participação de 13,5%, o terceiro maior índice entre as dez primeiras colocadas, atrás apenas da líder GM e vice-líder VW. O ranking considera a soma das vendas de automóveis e comerciais leves de cada marca.

    Outra novidade é o avanço da Renault, que ascendeu do sétimo para o quarto lugar em um ano, roubando a posição que era da Ford. A marca francesa viu seu volume subir 29,3% nos três primeiros meses de 2019, para pouco mais de 51,2 mil veículos entregues, conferindo participação de 8,84%.

    A GM/Chevrolet e a Volkswagen continuam na liderança e vice, respectivamente. A GM anotou aumento das vendas em 15,8% e uma participação de 18,3%, quatro pontos porcentuais a mais do que a rival VW, com 14,3%. A marca alemã teve crescimento de 7,1% ao emplacar 82,9 mil veículos em três meses, enquanto a GM passou das 106 mil unidades vendidas no período.

    A Ford, que desceu para o quinto luarno ranking, vendeu 48 mil veículos no primeiro trimestre, volume 3,4% acima do registrado em igual intervalo de 2018.

    Toyota, Hyundai e Honda formam uma trinca de marcas orientais, respectivamente nas sexta, sétima e oitava posições do ranking. Entre elas, apenas a Honda teve queda nas vendas.

    A Jeep subiu uma posição, da décima para a nona, trocando de lugar com a Nissan no ranking. Ao mesmo tempo, verificou crescimento de 18% das vendas no primeiro trimestre – sempre considerando a comparação anual. Com mais de 28,6 mil unidades entregues ao mercado, a marca que pertence ao Grupo FCA anotou participação de quase 5% do mercado brasileiro nos três primeiros meses de 2019. Em março, a marca Jeep registrou também seu melhor desempenho em participação de mercado de sua história no Brasil, com 5,4% - considerando automóveis e comerciais leves.

    Por fim, a Nissan elevou suas vendas em 1,5%, para 22,2 mil veículos, fechando o top ten do mercado brasileiro no primeiro trimestre. Apesar do aumento das vendas, a marca diminuiu sua participação em quase um ponto porcentual, encerrando o período com 3,8% do mercado.