Mercedes-Benz lança sala virtual de negócios

Página do portal Star Online: sala virtual de negócios da Mercedes-Benz

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 20/05/2020 - 20:00
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    A Mercedes-Benz é mais uma que precisou acelerar os processos de negociação e vendas on-line para não perder clientes no cenário de fechamento do comércio causado pela pandemia de coronavírus. Em apenas três semanas, em conjunto com concessionários e a startup Mobiauto , a empresa desenvolveu o Showroom Mercedes-Benz Star Online, uma sala de negócios virtual que será inaugurada no próximo sábado, às 10h, onde é possível comprar caminhões, ônibus e vans Sprinter novos e usados, incluindo financiamentos e consórcio do Banco Mercedes-Benz, além de reservar peças e agendar serviços na rede.



    Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, conta que a chegada da pandemia e suas consequências fez a equipe pensar em como atender melhor o que ele chama de “novo cliente 4.0, mais digital e conectado, que procura por um processo de decisão de compra mais rápido e eficiente”. O executivo informa que esta será a primeira loja virtual centralizada de veículos comerciais do País.

    “O Showroom Mercedes-Benz Star Online vai facilitar muito a vida de quem está trabalhando em home office agora, mas no futuro essa também será uma ferramenta muito eficaz de negociação. Sabemos que temos clientes mais tradicionais que preferem ir à concessionária, mas avaliamos que essa disrupção traz vantagens que ele vai aprender a gostar”, diz Roberto Leoncini.



    O executivo afirma que é crescente o número de clientes que fazem toda a pesquisa on-line do que vão comprar, mas ficam garimpando informações na internet. “Centralizamos esse processo em um portal, mas mantivemos o contato pessoal com um vendedor da concessionária para fechar o negócio”, explica. Esse primeiro momento, ele avalia, será de adaptação: “Parte dos clientes vão mergulhar de cabeça e outros terão mais resistência”.

    “Para desenvolver tudo tão rápido fomos buscar ajuda no universo das startups e encontramos a Mobiauto. Fizemos tudo em conjunto com a Assobens, a associação dos concessionários, pois muitos deles já usavam canais on-line com os clientes.” Segundo Leoncini, “toda a rede embarcou na ideia e ajudou a desenhar a ferramenta”.

    No portal, o cliente faz um tour virtual por toda a linha de caminhões, ônibus e vans Sprinter da Mercedes-Benz. Também tem acesso ao estoque e ofertas dos concessionários de sua região, que pode encomendar a produção caso o produto não esteja disponível para pronta entrega. Ao entrar no Showroom Star Online, o potencial comprador faz um cadastro rápido e é direcionado para a mais próxima das 180 concessionárias da marca. Quando quiser, pode iniciar as negociações com um vendedor via chat da plataforma.

    A sala virtual também inclui a negociação de compra e venda de veículos comerciais usados da rede SelecTrucks da Mercedes, que conta com 10 revendas no País atualmente. “Na SelecTrucks quase todos os contatos hoje já começam por canais virtuais, então será um passo natural colocar esse estoque para negociação em nosso ambiente virtual”, afirma Leoncini.

    O executivo não revela o valor investido no desenvolvimento da nova plataforma virtual, mas diz que “não foi tão alto”. Leoncini afirma não ter ideia do potencial de negócios do Star Online, porque “foi tudo na base do estômago, não nos baseamos em números ou estudos, fizemos tudo seguindo nosso sentimento, até porque não seria possível desenvolver tão rápido se não fosse assim”.

    Segundo o executivo, o lançamento do showroom virtual em prazo tão curto é devido a uma mudança cultural da empresa: “Aconteceu porque lá atrás decidimos inovar e assumir riscos, para sermos ágeis e não perder oportunidades. Claro que pensamos se este momento de crise profunda era o melhor para lançar o Star Online, mas talvez as grandes iniciativas precisem acontecer nesses momentos. Já fizemos assim antes e deu certo”, assume.