Yazaki aposta em desenvolvimento da liderança e fortalece engajamento dos colaboradores

Destacada entre as Melhores para Trabalhar do Setor Automotivo, organização investiu em protocolos de segurança e acolhimento aos colaboradores para a retomada na pandemia

Por REDAÇÃO AB
  • 09/02/2021 - 18:40
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
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    Fornecedora de componentes automotivos, a Yazaki se posiciona como uma organização tradicional, mas que investe fortemente para engajar seus colaboradores e fortalecer a liderança. Por estas e outras iniciativas, a companhia figura no destaque automotivo do ranking Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria.


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    “A Yazaki tem em sua história, desde sua fundação há 80 anos, práticas que visam qualificar e desenvolver seus colaboradores de maneira sistemática e contínua”, conta Jair Pontes, diretor sênior de recursos humanos da Yazaki Mercosul. Na entrevista a seguir, o executivo fala sobre os fatores que tornam a cultura e a gestão de pessoas tão robusta na companhia.

    Quais aspectos da cultura interna a Yazaki entende que mais contribuíram para a companhia estar entre as melhores empresas para trabalhar? Quais são as práticas-chave para a empresa?



    Jair Pontes, diretor sênior de recursos humanos da Yazaki Mercosul - Nossas práticas estão diretamente conectadas com as raízes e a filosofia da empresa, que prima pelo crescimento de pessoas e das comunidades. A Yazaki tem em sua história, desde sua fundação há 80 anos, práticas que visam qualificar e desenvolver seus colaboradores de maneira sistemática e contínua.

    Dentre elas estão: programas de desenvolvimento para todos os níveis de liderança; carreira com 70% de aproveitamento de pessoal em recrutamento interno; programas de engajamento para o colaboradores e suas famílias; comunicação interna clara e próxima; administração transparente e conscientização e aplicação dos valores organizacionais.

    Existe a percepção de que uma cultura interna robusta, com gestão de pessoas adequada, acelera a inovação. Como é esta vivência na Yazaki? Vocês detectam esta correlação?



    Somos uma empresa conservadora e tradicional. Nosso principal produto é artesanal, confeccionado com níveis de detalhes incríveis, então a inovação é estimulada em processos secundários, sendo esta obtida através de programas específicos que dão aos colaboradores grandes oportunidades de se desafiarem e contribuírem de maneira muito significativa ao progresso da organização.

    Como a Yazaki superou os desafios da gestão de pessoas em um ano tão peculiar quanto 2020? Quais foram as principais ações?



    Foram definidas duas frentes: o estabelecimento de 118 protocolos de segurança e saúde guiados pela alta gestão e para serem seguidos por todos os envolvidos com a empresa, além de um projeto de acolhimento e conforto emocional dedicado ao retorno dos colaboradores na empresa, realizado através de ações de engajamento, solidariedade e esforço de equipe.

    A pandemia acelerou uma série de mudanças na forma como as pessoas conduzem suas vidas profissionais. Diante disso, como a Yazaki está trabalhando para construir o futuro do trabalho? Qual é a visão para a gestão de pessoas e da cultura interna nos próximos anos?



    A transformação para o digital é inevitável e tem sido nossa pauta constante, visto que, em alguns aspectos, o setor automotivo tende a ser mais tradicional. Estamos estudando a realização de processos com Inteligência Artificial (AI), inclusive foram criados em nossa matriz departamentos dedicados a este tema.

    Focando no investimento do capital humano, o ideal é investir primeiramente na educação infantil, pois as habilidades cognitivas e sociocomportamentais serão essenciais para toda esta transformação do futuro. Pós-pandemia a necessidade de competência digital será imprescindível, afinal, a era da mobilidade está cada vez mais próxima e é necessário nos prepararmos para atendê-la.