BYD produz 1º chassi para ônibus elétrico articulado com piso alto no Brasil

O novo chassi segue agora para implementação da carroceria e testes de homologação

Por REDAÇÃO AB
  • 09/09/2020 - 17:42
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    A BYD concluiu a produção do primeiro chassi de ônibus articulado com piso alto totalmente movido a eletricidade no Brasil. Denominado D11A, o novo modelo vai atender aos projetos de BRTs (Bus Rapid Transit) em todo o território que disponham de plataformas de embarque elevadas. Com 22 metros de comprimento e autonomia para até 250 km, sendo alimentado por baterias de fosfato ferro lítio, o modelo foi montado na unidade da empresa em Campinas (SP). Agora, o chassi segue para receber a carroceria e, em seguida, iniciar os testes de homologação. Em junho passado, a BYD já havia finalizado o primeiro chassi de ônibus articulado elétrico, mas com piso baixo , o D11B, que já está na fase final de testes.

    A fábrica da BYD tem capacidade para construir até 720 chassis por ano, podendo elevar o volume para até 1.440 unidades/ano. A planta já produzia chassis para ônibus elétricos urbanos (com 13 metros e piso alto ou baixo), para fretamento e articulado com piso baixo. O novo modelo passa a ser o quinto produto da linha. Além disso, para abastecer a frota de ônibus elétricos, a montadora inaugurou sua terceira planta no Brasil, localizada no Polo Industrial de Manaus, com investimentos de R$ 15 milhões e destinada a produzir baterias de fosfato de ferro lítio.

    “O ônibus articulado de piso alto 100% elétrico foi totalmente adaptado para atender as necessidades dos corredores expressos que possuem plataforma de embarque. Dessa forma, com o chassi D11A, a BYD consegue atender tanto novos projetos de corredores expressos, quanto BRTs já existentes”, explicou Marcello Von Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.