Volvo Cars vai acelerar desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma

Montadora terá mais apoio da Zenuity para elaboração de software a ser aplicado em uma próxima geração de carros

Por REDAÇÃO AB
  • 07/04/2020 - 16:00
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    A Zenuity, empresa de desenvolvimento de softwares de condução assistida e autônoma da Volvo Cars, dividiu-se em dois braços para focar os esforços no desenvolvimento de novas formas de condução. Com a mudança, a Volvo pretende acelerar o desenvolvimento e comercialização dos softwares de condução autônoma.

    A Zenuity é atualmente uma joint venture entre a Volvo Cars e Veoneer, que desenvolveu uma plataforma de software para assistências avançadas ao motorista e sistemas de condução autônoma, que agora passarão a acelerar a criação de tecnologias para o mercado automotivo.

    Com a divisão, a parte da Zenuity que pertence à Volvo Cars vai se concentrar no desenvolvimento e comercialização de um software de condução autônoma sem supervisão. Ele será introduzido na próxima geração de carros desenvolvida sobre a plataforma modular SPA2 da Volvo, evolução da atual arquitetura SPA sobre a qual são montados os SUVs XC60 e XC90, a station wagon V60 e o sedã V60.

    "A Volvo Cars está comprometida em introduzir uma unidade autônoma segura e sem supervisão nas rodovias em sua próxima geração de carros", afirma o CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson.



    "Permitir que a nova empresa se concentre totalmente nesse desenvolvimento nos ajudará a cumprir essa meta”, ressalta o executivo. A nova empresa permanecerá separada da Volvo Cars e executará os próprios canais de distribuição.

    O outro braço da Zenuit, que será integrado à Veoneer (especializada em desenvolvimento de tecnologias automotivas), focará no desenvolvimento e comercialização de sistemas avançados de assistência ao motorista.

    Segundo a Volvo, como parte do acordo, as operações da Zenuity e as pessoas sediadas em Gotemburgo (Suécia) e Xangai (China) serão transferidas para a nova empresa de propriedade da Volvo Cars. Já as operações e os profissionais sediados na Alemanha e nos Estados Unidos serão transferidos para a Veoneer.