Máquinas têm bons resultados, apesar da crise do coronavírus

Vendas crescem 46% em março e acumulam alta de 2% no primeiro trimestre

Por SUELI REIS, AB
  • 06/04/2020 - 18:43
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    O setor de máquinas parece ignorar a crise instalada no Brasil com a pandemia de coronavírus ao registrar aumento de 46% das vendas em março sobre fevereiro. No acumulado do primeiro trimestre o segmento, que inclui máquinas agrícolas e de construção, acumula alta de 2% sobre o resultado de igual período do ano passado, com pouco mais de 9,5 unidades, de acordo com balanço divulgado na segunda-feira, 6, pela Anfavea.


    Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, em fevereiro as vendas de máquinas foram muito baixas, apenas 2,8 mil unidades foram negociadas, por causa de falta de recursos para o financiamento desses equipamentos. Com a oferta de novas linhas de crédito, o mercado começou a recuperar o fôlego em março.

    Com isso, para responder à altura a demanda do mercado, a produção do setor em março foi 15% maior que a de fevereiro, atingindo 4,1 mil unidades. No entanto, o setor ainda não alcançou os volumes do ano passado: no acumulado do primeiro trimestre, o segmento anota queda de 5,7% sobre iguais meses do ano passado.

    Nas exportações, a indústria brasileira conseguiu exportar 19% mais máquinas em março do que em fevereiro, chegando a 980 unidades. Em três meses, o setor embarcou 2,3 mil unidades, volume 12% menor do que no primeiro trimestre de 2019.



    - Faça aqui o download dos dados da Anfavea
    - Veja outras estatísticas em AB Inteligência