Scania amplia conectividade e venda de serviços cresce 48%

Marca já tem 30 mil veículos conectados no País e 60% são vendidos com planos de manutenção

Por PEDRO KUTNEY, AB | De Itu (SP)
  • 10/02/2020 - 19:32
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    Conectividade e venda de serviços estão crescendo de forma acelerada e conjunta na Scania. No ano passado, com o início das vendas da nova geração de caminhões, a frota da marca no País que faz uso de serviços conectados (lançados em 2017) deu um largo salto de 96% sobre 2018, passando a 30 mil (28,2 mil caminhões e 1,8 mil ônibus), e a estimativa é que o número vai avançar mais 50% este ano, para 45 mil. O desempenho está ligado ao crescimento robusto de 48% na carteira de programas de manutenção ativos, que atendem 15.950 veículos, 47% deles com planos flexíveis em que o próprio caminhão avisa on-line quando parar.



    Perto de 60% das vendas da Scania foram combinadas com contratos de manutenção e este ano a empresa espera elevar esse porcentual para 70%, alcançando 21 mil veículos atendidos, em nova e vistosa expansão de 33% sobre o ano anterior. A expectativa é que do total de novos programas vendidos, 80% sejam de planos flexíveis, com manutenções preventivas e corretivas determinadas pelo sistema on-line do caminhão, que monitora desgastes do veículo e agenda os reparos no tempo exato, reduzindo custos ao evitar paradas desnecessárias ou trocas de componentes ainda eficientes.

    As manutenções são feitas na rede de 151 pontos de atendimento (sendo 47 dentro de oficinas dos próprios clientes). Este ano a Scania vai inaugurar mais 10 novos pontos nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará e São Paulo. Três deles serão abertos ao público e o restante como prestação de serviços dedicados, nas instalações dos transportadores.

    “É uma mudança de jogo, em que dados estão sendo transformados em conhecimento para aumentar a eficiência da operação das frotas. Lançamos os serviços conectados em 2017 e essa conectividade está revolucionando o mercado, tornando possíveis os planos flexíveis de manutenção, em que o caminhão informa o período exato que precisa parar, nem antes, nem depois, com sensível economia de custos para nossos clientes”, afirma Marcelo Montanha, diretor de serviços da Scania Brasil.



    MERCADO ENTENDE VANTAGENS DA CONECTIVIDADE



    Montanha comandava a mesma área na Scania México e este ano voltou ao Brasil para substituir Fábio Souza, que foi expatriado para a assumir direção geral da empresa na África do Sul. “A operação no Brasil é das mais importantes para a Scania, é o maior mercado de veículos da marca no mundo e onde estamos vendendo mais pacotes de serviços conectados. O trabalho feito pela gestão anterior tornou o mercado brasileiro muito mais maduro para adotar a conectividade”, destaca o novo diretor.

    Montanha se refere ao pacote “Desempenho” de conectividade da Scania, pelo qual o cliente paga uma taxa mensal para monitorar on-line, em tempo real, todas as funcionalidades do veículo, e pode escolher um leque de serviços. O pacote Análise é gratuito por 10 anos, mas oferece monitoramento limitado a relatórios semanais e mensais. Em 2019, foram 15,6 mil veículos conectados pelo plano completo, alta de 353% sobre 2018, o que representou 52% de toda frota ativa. “Os clientes que aderiram ao Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, na diminuição de custos com combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto”, avalia Montanha.

    Comprovando o maior entendimento dos clientes em relação às vantagens que a conectividade pode trazer, dentro da oferta de planos flexíveis e conectados da Scania, 57% das vendas são do Programa Premium Flexível, lançado já no fim do ano passado, que segundo garante o fabricante, reduz em até 25% o custo total da manutenção do caminhão. Em contratos de três, quatro ou cinco anos, a cobrança das manutenções preventivas e corretivas são feitas por quilometragem (se não rodar, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (quem consome menos, paga menos). As condições comerciais são ajustadas no momento da contratação e permanecem inalteradas ao longo do tempo de vigência.