Clicky

SEGURANÇA

LGPD: 'Invistam o máximo possível capacitação", aconselha especialista

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/08/2019 ... Convergência Digital

Um ano de implementação da General Data Protection Regulation na União Europeia trouxe aprendizados que devem ser absorvidos pelo Brasil na jornada de implantação por aqui da Lei Geral de Proteção de Dados, a Lei 13.709/18, que entra em vigor em agosto de 2020. 

“Em um ano, aprendemos muito mas nem tudo já está claro. É uma jornada. E é louvável que o Brasil esteja trilhando esse caminho também. Até por estar na posição favorável de poder compartilhar um pouco da nossa experiência”, defendeu o diretor de governança do Imperial College de Londres, Okan Kibaroglu. 

Ao participar de debate sobre a LGPD e a GDPR durante o RNPSeg, parte do Fórum RNP realizado em Brasília, Kibaroglu compartilhou parte desse processo de aprendizado e ressaltou a importância crucial de um engajamento generalizado das organizações, não apenas daqueles diretamente ligados à missão de coleta, tratamento ou armazenamento de dados. 

“O mais importante é a definição de responsabilidades, de prestação de contas. E definir responsáveis. Mas não são os únicos que precisam saber da o que precisa ser feito. Todos na organização precisam participar disso”, insistiu o diretor de governança do Imperial College. 

Segundo afirmou, é um processo que exige considerável investimento na capacitação. “Isso implica também em muito treinamento. O máximo possível. O maior número de pessoas possíveis. Especialmente aqueles que vão lidar com dados pessoais, porque eles são muito importantes. Assistam a entrevista com Okan Kibaroglu.


Tenable: IP arrombou a porta e uniu mundos operacional e da TI

A convergência de ativos de TI, OT (tecnologia operacional) e IoT gerou uma complexidade e exige, agora, um gerenciamento simplificado, diz o diretor geral da empresa de segurança no Brasil, Arthur Capella.

Brasil quer cooperação digital global e especialização contra cibercrime

Em reunião internacional, Ministério Público Federal defendeu adoção de tecnologias sofisticadas. 

Mais de 80% dos gestores de TI assumem ataque cibernético com danos graves

A Internet das Coisas (IoT) e o 5G Privado são áreas-chaves para investimentos, além da Inteligência Artificial e, claro, da cibersegurança nos últimos 12 meses, de acordo com estudo feito com mais de 1000 CIOs no mundo, entre eles, brasileiros.

Justiça condena a 10 anos de prisão por ataque de ransomware contra STJ e BRB

Resgate pedido por dados sequestrados do banco foi de 50 bitcoins, ou R$ 5,2 milhões à época. Judiciário, governo do DF e um hospital privado também foram vítimas. 



  • Copyright © 2005-2024 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel