Toyota Yaris é o carro com a menor depreciação

Modelo vence edição 2019 do prêmio Maior Valor de Revenda, da Agência AutoInforme

Por SUELI REIS, AB
  • 29/11/2019 - 17:37
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • 2 minutos de leitura

    O ToyotaYaris é o carro com a menor depreciação do mercado brasileiro ao alcançar índice de 7,1% com um ano de uso de acordo com levantamento anual da Agência AutoInforme, que realizou a 6ª edição do prêmio Maior Valor de Revenda - Autos, na sexta-feira, 29.

    Nesta edição a premiação contou com 17 categorias e avaliou os 107 veículos zero quilômetro mais vendidos de 24 marcas (confira a lista completa no fim do texto).

    O Toyota Yaris concorreu na categoria hatch compacto e ficou à frente de Chevrolet Onix (7,9%) e Hyundai HB20 (8,7%). Além de revelar o vencedor geral, a categoria hatch compacto também registrou os veículos com os menores índices de depreciação deste ano.

    “O Selo Maior Valor de Revenda já está consolidado no mercado e vem sendo utilizado pelas empresas em suas campanhas de produto”, afirma o editor da Agência AutoInforme, Joel Leite. “Que essa iniciativa possa contribuir para o engradecimento do mercado”, completa.

    Joel Leite aponta que a perda do valor dos carros não é pequena. “Poucos foram aqueles veículos que alcançaram um índice de depreciação abaixo de 10%: apenas 32 modelos de 14 marcas ficaram com índice abaixo disso e estamos falando de um universo de 720 carros”. Ele lembra que o recorde foi alcançado pelo Honda HR-V na edição de 2016, quando o modelo perdeu apenas 4,5% de seu valor após um ano de uso.

    Entre os modelos premiados neste ano que alcançaram índice de depreciação abaixo de 10% estão os Volkswagen Tiguan, Saveiro e Up!, Renault Kwid, os Chevrolet Cobalt, Prisma e Equinox, Jeep Compass, Hyundai HB20S e Creta, Fiat GranSiena, Honda City, Volkswagen Virtus e os Toyota Corolla, Hilux e SW4.

    Com relação a todos os 17 premiados desta edição, seis deles melhoraram suas posições com relação ao índice alcançado na pesquisa anterior (2018): todos os Toyota - Prius, Corolla, Hilux e SW4 - Volkswagen Saveiro, e Chevrolet Prisma.

    CRITÉRIOS


    A pesquisa considera a comparação feita entre o preço real do veículo novo praticado no mercado e o preço do mesmo carro após um ano de uso. Neste caso, o estudo não utiliza o preço de tabela. Como parâmetro, foram considerados os preços de cada modelo em agosto de 2018 (novo) e em agosto de 2019 (usado).

    Segundo Joel Leite, o estudo avalia ainda diversas ocorrências do mercado durante a cotação, como a disponibilidade do produto, os bônus (descontos e promoções) concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores, a fim de eliminar as distorções de preços provocadas por tais ações. Como regra da pesquisa, foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses e também aqueles que não atingiram o volume mínimo de 1 mil unidades vendidas no período de captação dos preços.

    Neste ano, a categoria sedã grande foi extinta pela baixa representatividade nas vendas.

    VENCEDORES


    Confira a lista dos carros que receberam o selo Maior Valor de Revenda da AutoInforme nas 17 categorias de 2019: