JAC importará caminhão elétrico da China
O JAC iEWT 1200 chega no fim de 2019: caminhão elétrico chinês com autonomia de 200 km
Comunicado da JAC Motors do Brasil informa que a sigla iET 1200 identifica o termo Intelligent Energy Truck e o torque máximo de 1.200 Nm – equivalente à força motriz apresentada por motores diesel aplicados em caminhões de 25 a 30 toneladas de PBT. A potência é de 177 cavalos.
Antes de lançar o iET 1200 no Brasil, o Grupo SHC afirma que fez pesquisas para identificar o tipo de uso desses caminhões nas cidades, chegando à conclusão que a autonomia oferecida de 200 km é “mais do que suficiente”. Para recarregar 100% as baterias, o caminhão elétrico da JAC pode ser conectado a uma tomada de 220 volts por 17 horas, em modo de carga lenta. Se a tensão for trifásica de 380 V, o “reabastecimento” leva apenas 2 horas.
“E é preciso ponderar as duas grandes vantagens do caminhão 100% elétrico: a emissão zero de poluentes e o baixíssimo custo operacional. Enquanto o caminhão movido a diesel exige um custo de R$ 150 pra rodar 200 km na cidade, o JAC iET 1200 vai gastar R$ 30”, destaca Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. |
O executivo avalia que a economia direta de R$ 120 reais por dia (cerca de R$ 2,5 mil/mês) irá tornar o JAC iET 1200 extremamente atrativo para pequenos clientes ou grandes frotistas, à medida que, além do combustível, ainda há substancial economia no custo de manutenção. A JAC promete entregar os primeiros iET 1200 aos clientes ainda este ano.