Ford conclui PDV e demite 160 metalúrgicos em Taubaté

Com os cortes, número de funcionários de Taubaté caiu para pouco mais de mil funcionários

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 13/05/2019 - 17:56
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura
    Reportagem atualizada em 14 de maio às 12h40.

    A fábrica da Ford de Taubaté (SP) concluiu um Plano de Demissão Voluntária de 160 funcionários da área de produção. O PDV ocorreu em virtude da retração de mercado e da decisão da montadora de encerrar a produção em São Bernardo do Campo (SP), que montava caminhões e também o Fiesta hatch, equipado com motores Sigma e câmbio (quando manual) fabricados em Taubaté. Os cortes ocorrem um ano após a modernização da unidade.

    “O PDV foi aberto em 14 de abril e ficou em vigor até o dia 30 daquele mês. Antes dele a fábrica tinha 1,2 mil funcionários”, afirma Sinvaldo Cruz, coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE) e representante do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.



    Segundo Cruz, cerca de 95% das 160 pessoas já foram desligadas da empresa. Cada trabalhador recebeu 0,83% de um salário por ano trabalhado na unidade. A fábrica da Ford de Taubaté produz atualmente transmissões manuais, o motor 1.5 Dragon de três cilindros (que equipa as linhas Ka e EcoSport) e as transmissões manuais para esses veículos. A produção dos motores Sigma 1.5 e 1.6 em Taubaté se encerra no fim deste mês, de acordo com a Ford.