Por G1 — Brasília


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta segunda-feira (22) que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu pela terceira vez seguida e atingiu o menor patamar deste ano.

Conforme a CNI, o índice caiu de 61,9 pontos em março para 58,4 pontos neste mês – o índice varia de zero a 100 pontos e, quando está acima de 50 pontos, indica otimismo por parte do empresário.

Segundo a entidade, a pesquisa divulgada nesta segunda-feira ouviu 2.371 empresas entre os dias 1º e 12 de abril. Foram ouvidas 932 empresas pequenas; 894 médias; e 545 grandes.

Índice de confiança do empresário
Resultados entre out/18 e abr/19
Fonte: Confederação Nacional da Indústria

Avaliação do resultado

De acordo com a CNI, a terceira queda consecutiva do índice se deve a dois fatores:

  • "recuo das expectativas do empresário";
  • "piora da avaliação das condições de negócios".

O economista da instituição Marcelo Azevedo, contudo, diz avaliar que a tendência é o índice de confiança do empresário melhorar se a reforma da Previdência avançar no Congresso Nacional.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. A expectativa é que a Comissão de Constituição e Justiça analise o texto nesta semana. Se aprovada, a reforma seguirá para uma comissão especial e, depois, para o plenário da Câmara.

"Os empresários continuam otimistas, embora mais uma queda no ICEI sinalize preocupação em relação ao futuro. A confiança na indústria tende a melhorar se a reforma da Previdência avançar de forma satisfatória no Congresso Nacional", afirmou Marcelo Azevedo em texto divulgado pela CNI.

Outros índices

O Índice de Condições Atuais, um dos itens que compõem o ICEI, caiu 3,8 pontos em abril e atingiu a marca de 49,8 pontos, informou a CNI.

Como o patamar é inferior a linha dos 50 pontos, indica que o empresário não notou melhora nas condições correntes de negócios.

Já o Índice de Expectativas recuou 3,5 pontos em abril, para 62,6 pontos. "Embora tenha caído, continua em um patamar elevado, mais de 12 pontos acima da linha que divide as expectativas negativas das positivas", acrescentou a CNI.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você