SIAMFESP em Ação

Sua empresa já implementou ou está implementando ações para a Indústria 4.0?

 Estudo avalia interesse das empresas na indústria 4.0

A Fiesp soltou a Sondagem da Indústria 4.0. Segundo o estudo, coordenado pelo Diretor Titular do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia, José Ricardo Roriz Coelho, em dois anos, aumentou de 68% para 75% o percentual de empresas que já ouviu falar em indústria 4.0.

Lean Manufcturing – comparado a 2017, reduziu de 41% para 31% o número de empresas que já possuem Lean, provavelmente resultado do arrefecimento do Programa Brasil Mais Produtivo. A queda, no entanto, foi compensada pelo número de empresas que pretendem implementá-lo, que aumentou de 22% para 33%.

Em análise a partir de pessoas que declararam conhecer a indústria 4.0, os números indicam que ela tem ocupado “baixa prioridade” (49%) na estratégia das empresas, puxada principalmente pelas PMEs, pois em 90% das grandes ocupa prioridade média e alta.

Entre os destaques o estudo aponta para a falta de recursos próprios (56%), falta de clareza quanto ao retorno do investimento (43%), elevados custos (20%) e dificuldades com financiamento (18%).

O estudo demonstra ainda que 31% das empresas está na era da indústria 3.0. O material traz ainda as principais medidas da Fiesp para promover a indústria 4.0.

Fonte: AZM Comunicação

Sondagem industria 4.0

Estudo completo  - Clique Aqui! 

 

Fonte Estudo: DEPECOM