Por Darlan Alvarenga, G1


Com a inflação acelerando em outubro, a caderneta mais uma vez ficou sem ganho real no mês, acumulando nos últimos 12 meses, descontando o IPCA do período, perdas de 1,40%, de acordo com levantamento da provedora de informações financeiras Economatica.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, acelerou para 0,86% em outubro, acumulando alta de 3,92% em 12 meses, segundo divulgou nesta sexta-feira (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Economatica, o retorno negativo de 1,40% registrado em outubro é o pior resultado para a poupança no acumulado em 12 meses desde dezembro de 2015, quando a rentabilidade ficou negativa em 2,28%, descontada a inflação.

Em setembro, a perda em 12 meses tinha sido de 0,46%. Em agosto, a poupança ainda registrou ganho real de 0,45% no acumulado em 12 meses. Veja gráfico abaixo:

Rentabilidade da poupança em 12 meses — Foto: Economia G1

Somente em outubro, a caderneta de poupança teve uma perda real (descontada a inflação) de 0,74%, pior resultado mensal desde dezembro de 2019(-0,85%), segundo a Economatica.

O que explica a perda de rentabilidade

A perda de rentabilidade está diretamente relacionada ao novo patamar de juros do país. Com a taxa básica de juros, a Selic, na sua mínima histórica, de 2% ao ano, tanto a poupança como outros investimentos de renda fixa tiveram os rendimentos achatados.

Pelas regras atuais, a poupança tem um rendimento correspondente a 70% da taxa Selic. Ou seja, passou a render 1,4% ao ano ou 0,12% ao mês. Já a inflação acelerou nos últimos meses, e os analistas das instituições financeiras projetam um IPCA de 3,02% em 2020, conforme a última pesquisa Focus do Banco Central.

Em 2019, a poupança já ficou sem ganho real, acumulando perda de 0,05% quando descontado o IPCA. Antes disso, a última vez que isso havia acontecido fora em 2015.

Vale lembrar, porém, que depósitos feitos na poupança até maio de 2012 continuam rendendo 6,17% ao ano, mais que o triplo da Selic. É a chamada "velha poupança", que segue como uma ótima opção de investimento.

Vídeos: veja as últimas notícias de economia no Brasil e no mundo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!