A queda no mês foi influenciada pela redução das expectativas dos empresários do setor
A queda no mês foi influenciada pela redução das expectativas dos empresários do setor| Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 0,6 ponto na passagem de outubro para novembro, alcançando 97,8 pontos, informou nesta quarta-feira (27) a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador cedeu 0,3 ponto interrompendo uma sequência de três altas seguidas.

Para a FGV, o recuo de novembro confirma uma tendência de estabilização do Icom entre 97 e 99 pontos. "A queda no mês foi influenciada pela redução das expectativas dos empresários do setor, sugerindo dúvidas quanto ao ritmo das vendas nos próximos meses. Já a percepção sobre a situação atual ficou estável no mês após uma alta expressiva em outubro", diz a nota divulgada pela entidade.

Em novembro, a confiança caiu em oito dos 13 segmentos. O Índice de Expectativas, um dos componentes do Icom, recuou 1,0 ponto, de 101,9 para 100,9 pontos. Já o outro componente, o Índice de Situação Atual, caiu 0,2 ponto ao passar de 95,1 para 94,9 pontos. "A manutenção da tendência de recuperação ainda parece incerta, principalmente com relação à sua velocidade", diz a nota.