Máquinas agrícolas terão mais crédito em bancos privados

Massey Ferguson (foto) e Valtra, marcas da AGCO, apresentaram modelos pequenos para fruticultores

Por MÁRIO CURCIO, AB | De Esteio (RS)
  • 27/08/2019 - 22:32
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura
    As linhas de crédito oferecidas pelo governo para compra de máquinas agrícolas perderão algum espaço para os bancos privados. A estimativa é do Agco Finance, banco das montadoras Massey Ferguson e Valtra e dos equipamentos para armazenagem GSI.

    De um total de R$ 1,1 bilhão de desembolsos do Agco Finance para a compra de máquinas e equipamentos agrícolas, 90% serão de recursos do governo e os 10% restantes do banco da montadora.

    “Nos próximos anos esses 10% subirão para 20% a 25%. O governo já sinalizou que haverá menos recursos e passou a praticar taxas mais altas de juros. A tendência de mercado aponta para menos subsídios e mais foco nos pequenos e médios agricultores”, recorda o gerente comercial da Valtra, Gustavo Ferreira.



    O executivo concedeu entrevista a Automotive Business durante a Expointer, feira do setor agropecuário que ocorre até domingo, 1º de setembro, na cidade de Esteio (RS). Ele afirma que os negócios pelo Agco Finance crescerão 10% este ano.

    Ferreira recorda que o banco trabalha com leasing para máquinas e também com Crédito Direto ao Consumidor (CDC) não só em reais, mas também em dólares e euros. A divisão financeira não atua com consórcio, que neste caso é feito tanto para Massey Ferguson como Valtra em parceria com a administradora Maggi.

    VENDAS DA AGCO SOBEM ATÉ 5% ESTE ANO


    O vice-presidente de vendas da Agco para a América do Sul, Rodrigo Junqueira, acredita que as vendas totais do grupo cresçam entre 4% e 5% em 2019. Ele admite que o acumulado até julho foi fraco, mas recorda que as vendas tendem a se recuperar durante o segundo semestre, quando cresce a demanda por tratores e plantadeiras.

    “A Expointer serve como termômetro para os negócios do ano seguinte. A temperatura de resposta da feira está alta e nos faz acreditar no segundo semestre e em um 2020 positivo”, afirma Junqueira.



    Os destaques da Valtra e da Massey Ferguson para a Expointer foram tratores de pequeno porte voltados a fruticultores. A empresa também apresentou novos cultivadores da linha Momentum, que em 2020 terão versões para aplicação de fertilizantes.