VW cria divisão exclusiva para o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma

VWAT quer dispor da tecnologia no mercado a partir da segunda metade da próxima década

Por REDAÇÃO AB
  • 28/10/2019 - 18:07
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
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    A VW anunciou na segunda-feira, 28, a nova divisão de negócios Volkswagen Autonomy (VWAT) para o desenvolvimento de sistemas de direçãoautônoma (SDS, na sigla em inglês) de Nível 4 para todas as marcas do Grupo Volkswagen. Com sede em Munique e Wolfsburg (Alemanha), a subsidiária contará com mais duas unidades, uma no Vale do Silício (Califórnia, EUA) em 2020 e outra na China a partir de 2021.

    A nova empresa será liderada por Alexander Hitzinger, vice-presidente de direção autônoma do Grupo VW e membro do conselho de administração para a marca Volkswagen, responsável pelo desenvolvimento técnico da divisão de veículos comerciais (VWCV).

    O Nível 4 (numa escala que vai de 1 a 5) se caracteriza por automação elevada, quando o veículo é capaz de realizar tarefas de direção sozinho em certas circunstâncias. Nela, o motorista pode ter a opção de controlar o veículo.

    Pelos planos da VWAT, as soluções de mobilidade autônoma em áreas urbanas, como entregas, serão o primeiro caso de aplicação de seu sistema autônomo. Essa aplicação estará atrelada à cooperação para direção autônoma anunciada pela VW e pela Ford em julho deste ano, o que inclui uma participação da VW no Argo AI, uma empresa especializada no desenvolvimento de software com base em inteligência artificial para direção autônoma. A ideia é que a VWAT desempenhe um papel com foco na engenharia e industrialização dos sistemas com o objetivo de estabelecer um módulo padrão para uso de todas as marcas do Grupo VW no futuro.

    Veículos especiais como táxis, vans, utilitários e comerciais leves serão os primeiros modelos a utilizar o SDS da VWAT, que será co-criado em parceria com a VWCV.

    “Queremos estabelecer a Volkswagen Autonomy como uma empresa global de tecnologia, onde agregamos conhecimento das indústrias automotiva e de tecnologia, combinando a agilidade e a criatividade de uma cultura de alto desempenho com orientação e escalabilidade de processos”, diz em nota Alexander Hitzinger, diretor da VWAT. “Continuaremos a usar sinergias em todas as marcas do grupo para reduzir o custo dos veículos autônomos, bem como dos computadores de alto desempenho e sensores. Planejamos começar a dispor a direção autônoma em larga escala por volta da metade da próxima década”.



    Até o fim deste ano, os recursos de pesquisa do Grupo Volkswagen dedicados à direção autônoma serão transferidos para a VWAT. Considerando as três unidades, mais da metade da equipe estará concentrada nas sedes de Munique e Wolfsburg. A unidade de Munique foi escolhida como um local adicional na Alemanha, pois a empresa do grupo Autonomous Intelligent Driving (AID) já está sediada lá, ao mesmo tempo em que se tornará a sede europeia da Argo AI.

    O Vale do Silício foi selecionado como outro local para esse tipo de desenvolvimento devido à sua proximidade com o Argo AI e também pelo know how local para a direção autônoma. Além disso, a legislação do estado oferece condições favoráveis para o desenvolvimento desse tipo de sistema.

    Na China, é necessário o desenvolvimento local de SDS para cumprir os requisitos legais de uso de direção autônoma. Segundo a montadora, o país tem um papel importante por ser o maior mercado do Grupo Volkswagen e também por sua característica de alta complexidade do tráfego.

    “A condução autônoma apresenta a toda a indústria grandes desafios: altos custos de desenvolvimento, demandas extremamente altas em tecnologia de sensores, além da falta de sistemas regulatórios e padrões regionais heterogêneos", acrescenta Hitzinger. “Nosso objetivo é criar uma equipe de desenvolvimento ágil e de alto desempenho com o know-how para realizar um sistema autônomo pronto para o mercado".