Caoa Hyundai e Mercedes-Benz têm os veículos comerciais usados mais valorizados

Rafael Abolis, gerente de vendas de caminhões a frotistas da Mercedes-Benz, e Jack José Nunes Jr, diretor executivo da Caoa Hyundai, recebem os troféus de “Campeão Geral” nas categorias caminhões e utilitários que menos desvalorizam

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 18/06/2019 - 18:30
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • 2 minutos de leitura
    Caoa Hyundai e Mercedes-Benz foram as marcas vencedoras da quinta edição do Selo Maior Valor de Revenda - Veículos Comerciais, com o utilitário e caminhão (respectivamente) que menos desvalorizaram após três anos de uso. O estudo de depreciação é realizado anualmente Agência Autoinforme a partir de dados da Molicar, em parceria com a Editora Frota e Textofinal. O reconhecimento é feito a quatro categorias de modelos de utilitários e cinco de caminhões, com a apuração de um campeão geral para cada um dos dois segmentos.

    Este ano, passaram pela análise de depreciação 105 veículos comerciais, 89 caminhões e 16 utilitários leves. “Para formar o índice de depreciação, foram considerados os preços médios dos modelos zero-quilômetro praticados no primeiro trimestre de 2016 e seus correspondentes com três anos de uso, de janeiro a março deste ano”, explica José Augusto Ferraz, diretor da Editora Frota. São excluídos do estudo veículos com volume de licenciamentos em 2016 inferior a 50 unidades, em razão de sua baixa representatividade.

    A Mercedes venceu a disputa deste ano com o Accelo 1016, caminhão leve que em três anos acumulou depreciação de 17,2% e foi o comercial pesado menos desvalorizado em todos os segmentos de caminhões. Além disso, a Mercedes foi a fabricante que mais teve modelos entre os três primeiros finalistas de cada categoria do Selo Maior Valor de Revenda (11 no total) e ficou em primeiro lugar em quatro delas. A marca é a maior vencedora das cinco edições do levantamento: de 2015 a 2019, anotou o menor porcentual de desvalorização em 16 categorias de utilitários e caminhões.

    Já a Caoa Hyundai foi campeã geral entre os utilitários pela terceira vez com o minicaminhão HR, que nos últimos três anos acumulou desvalorização de 13,3%. O HR já venceu quatro vezes em sua categoria de caminhonete de carga.

    Este ano, além de Mercedes-Benz e Caoa Hyundai, outras quatro marcas foram vencedoras do Selo Maior Valor de Revenda - Veículos Comerciais: Renault, Fiat, Scania e Volvo (veja lista completa mais abaixo).

    “O Selo é um reconhecimento às marcas que tiveram os seus veículos entre os de maior valor de revenda em 2019. Em vez de questionar por quê um utilitário/caminhão perde valor, deveríamos perguntar por quê um veículo mantém um valor de mercado tão alto e por tanto tempo”, avalia Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da Agência Autoinforme.



    “A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do veículo, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Assim, nossa expectativa é que a certificação possa servir de balizador, para uso de fabricantes e distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, enfatiza Leite.

    OS COMERCIAIS CAMPEÕES DE VALOR DE REVENDA EM 2019



    CAMPEÕES GERAIS

    Utilitários
    - Hyundai HR (-13,3%)
    - Renault Master Furgão (-13,5%)
    - Kia K 2500 (-13,9%)

    Caminhões
    - Mercedes-Benz Accelo 1016 (-17,2%)
    - Mercedes-Benz Accelo 815 (-18,6%)
    - Mercedes-Benz Sprinter 415 (-19,3%)


    UTILITÁRIOS

    Furgoneta de Carga
    - Fiat Fiorino Furgão (-15,9%)
    - Renault Kangoo (-16,3%)
    - Peugeot Partner (-20,6%)

    Caminhoneta de Carga
    - Hyundai HR (-13,3%)
    - Kia K 2500 (-13,9%)
    - Mercedes-Benz Sprinter Chassi (-14,5%)

    Furgões de Carga
    - Renault Master Furgão (-13,5%)
    - Fiat Ducato Cargo (-14,4%)
    - Mercedes-Benz Sprinter (15,5%)

    Minibus
    - Mercedes-Benz Sprinter Van (-15,8%)
    - Renault Master Minibus (-17%)
    - Iveco Daily Minibus (-24,7%)


    CAMINHÕES

    Semileves (>3,5 a 6 t)
    - Mercedes-Benz Sprinter 415 (-19,3%)
    - Mercedes-Benz Sprinter 515 (-20,9%)
    - Ford F350 (-23,1%)

    Leves (>6 a 10 t)
    - Mercedes-Benz Accelo 1016 (-17,2%)
    - Mercedes-Benz Accelo 815 (-18,6%)
    - VW Delivery 8-160 (-21,5%)

    Médios (>10 a 15 t)
    - Mercedes-Benz Atego 1419 (-24,8%)
    - VW Worker 13-190 (-26,9%)
    - Mercedes-Benz Accelo 1316 (-27,4%)

    Semipesados (>15 t e tração <45 t)
    - Scania P 310 8x2 (21,8%)
    - Mercedes-Benz Atego 2430 (-22,9%)
    - VW Constellation 24-280 6x2 (-24,6%)

    Pesados (>15 t e tração >45 t)
    - Volvo FH 540 6x4 (-20,6%)
    - Mercedes-Benz Atego 2730 6x4 (-21,3%)
    - DAF XF FTS 460 (-23,1%)