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Como empresas estão preparando seus dispositivos para a realidade virtual?

Construção de ambientes fotorrealistas é um dos desafios para os fabricantes. Tema será debatido no IT Forum X

Por: Computer World by IDG      26/09/2019 

A realidade virtual (VR, na sigla em inglês) é uma das apostas para o desenvolvimento da indústria 4.0. Com potencial utilidade para os mais diversos setores, a expectativa é de que a tecnologia alcance diferentes consumidores ao longo dos próximos anos.

De acordo com o levantamento Global Digital IQ, realizado pela PwC, os setores que mais investirão na expansão da realidade virtual até 2021 serão o automotivo e o de telecomunicação. No entanto, ainda há diversos desafios que precisam ser superados para a ampla adoção da tecnologia.

Além do envolvimento do usuário, os fabricantes precisam garantir a imersão. Para conquistar uma experiência completa, é fundamental que o ambiente digital criado convença a pessoa de que aquilo é real. Hoje, muitos games são considerados como aplicações de VR, mas a maioria não é imersiva, já que o jogador continua vendo o mundo real em sua volta.

A ideia para a realidade virtual é que o usuário possa emergir no ambiente digital e interagir com ele. Justamente por isso é comum o uso de headsets de VR, para que o mundo externo não interfira na experiência.

Apesar dos recentes avanços, uma questão que dificulta a verdadeira imersão dos usuários é a necessidade de um processamento fotorrealista, que ainda está sendo criado pelos desenvolvedores. De qualquer forma, a expectativa é de que as experiências se tornem cada vez mais imersivas com as empresas avançando no tema e construindo o futuro do entretenimento com base na tecnologia.

Para discutir como as empresas estão trabalhando para a construção da realidade virtual, especialistas na área abordarão o tema durante o painel "Futuro do entretenimento passa por realidades aumentada, virtual e mista", que acontecerá no dia 17 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.


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Para falar sobre o assunto estarão presentes:

Fabiano Sabatini, Intel

Engenheiro Técnico de contas da Intel Brasil. Com experiência em engenharia eletrônica e tecnologia da informação, é um dos responsáveis por identificar oportunidades e desenvolver soluções utilizando as últimas tecnologias da companhia. Sabatini também passou por empresas como Itautec, Bosch e Rhodia. Formado em Engenharia Eletrônica pela FEI, possui MBA em Gestão Estratégica de TI pela Fundação Getúlio Vargas e está cursando MBA em Big Data pela FIAP.

Aline Pina, XRBR

Coordenadora de projetos de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) e membro fundadora da associação de empresas e profissionais de Realidades Estendidas

(VR/AR), o XRBR. É membro e coordena as atividades em algumas comunidades de tecnologia do Rio, como o XRBR e o PyLadies Rio (Python), realizando workshops de programação, palestras e encontros para network. Também é produtora executiva do Hyper Festival, primeiro festival de realidades estendidas do Brasil.

Hélio Oyama, Qualcomm

Profissional com 25 anos de experiência na área de telefonia móvel, com passagens pela NEC, Ericsson, Nokia. Trabalha na Qualcomm desde 2007, onde exerce o cargo de Diretor de Product Management. O executivo é graduado em Telecomunicações pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pós-graduado em telecomunicações pela FAAP, possui MBA em marketing pela IBMEC Business School, além de especialização em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Vinicius Fluyr, CS:GO

Gamer apaixonado, paulista de 27 anos e estudante de Engenharia Elétrica. Atuou no cenário competitivo de CS:GO de 2009 até meados de 2018, quando decidiu abandonar a sua carreira como jogador profissional e focar seu trabalho totalmente nas Streams. Por conta de toda a sua trajetória e dedicação ao game, também atua como comentarista e analista de campeonatos.

O painel será mediado por Carol Costa, apresentadora e editora-assistente no IGN Brasil. Formada em jornalismo pela PUC-SP, já trabalhou em produção de TV sobre games e hoje, além de comandar o Daily Fix — programa de notícias diário sobre games e cultura pop — é uma das responsáveis pelas produções de vídeos e reviews do IGN Brasil.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

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