Rede AB Diversidade discute inclusão de diferentes grupos em empresas automotivas
Cerca de 30 empresas integram a Rede AB Diversidade. A iniciativa tem ainda apoio da ONU Mulheres, do MM360, VDI, Goldenberg Consultoria, Anfavea e Sindipeças
O projeto surgiu após os resultados da pesquisa Presença Feminina no Setor Automotivo, realizada pela Automotive Business e divulgada em 2018, apontarem que o perfil de empresas do segmento ainda é majoritariamente masculino e homogêneo, contrastando com a demanda cada vez mais forte da sociedade brasileira e global por diversidade e inclusão. A partir do levantamento, ficou clara a oportunidade de expandir o tema para além das questões de gênero, colocando em pauta também a necessidade de buscar diversidade racial, de orientação sexual, gerações, classe social e inclusão de pessoas com deficiência (PCD).
COLABORAÇÃO EM BUSCA DE NEGÓCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS |
Durante a abertura do evento que inaugura a temporada de trabalho da Rede AB Diversidade, a diretora executiva da Automotive Business, Paula Braga, destacou os objetivos do projeto e o seu caráter colaborativo. “Quando realizamos a pesquisa Presença Feminina no Setor Automotivo levantamos um desafio desta indústria, que era criar igualdade de oportunidades. Percebemos que era necessário dar continuidade ao tema e convidar todos os líderes, sem restringir por grupos, para construir soluções”, diz. E continua:
“O plano é integrar os profissionais com suas diferentes visões para desenhar ações capazes de transformar o setor. É uma oportunidade para inspirarmos essa mudança.” |
O ciclo de palestras trouxe profissionais de organizações referências no assunto, proporcionando aos líderes que participaram do encontro um panorama sobre a diversidade no setor automotivo brasileiro, meios de fomentar a presença de grupos diferentes no quadro de colaboradores e cases de sucesso de outros setores da economia.
Os participantes foram encorajados a refletir sobre os impactos positivos da inclusão de mulheres, negros, homossexuais, deficientes e de diferentes gerações nas organizações. Esses reflexos são notados, por exemplo, no aumento da produtividade, a partir da criação de um ambiente de trabalho mais satisfatório e acolhedor para o colaborador; na oportunidade de inovação em projetos como reflexo de pensamentos diversos e no posicionamento da marca perante os consumidores, variáveis que podem contribuir para os ganhos financeiros da empresa.
As lideranças também tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimento durante uma sessão de cocriação que consistiu em pensar, na prática, como implementar a diversidade dentro do setor automotivo, avaliando necessidades, oportunidades, desafios e outras importantes variáveis para o sucesso da iniciativa.
A Rede AB Diversidade é uma rede privativa de fomento à diversidade, especializada nas características e necessidades de inovação e engajamento do setor automotivo, criada e coordenada por Automotive Business e pela MHD Consultoria com o apoio da ONU Mulheres, MM360, VDI, Sindipeças, Anfavea, EY e Goldenberg Consultoria.