Volkswagen sustenta terceiro mês de liderança com vendas diretas e PcD

Em agosto o T-Cross deixou o primeiro lugar entre os carros mais vendidos, mas seguiu garantindo bons resultados à Volkswagen

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 02/09/2020 - 20:30
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • 3 minutos de leitura

    E agosto a Volkswagen seguiu na liderança do mercado brasileiro de veículos leves pelo terceiro mês consecutivo, com 34 mil unidades emplacadas e participação de 19,6%. Desta vez o T-Cross, que em julho foi o carro mais vendido do País, caiu para o quinto posto do ranking geral, mas o modelo ficou em terceiro na lista de vendas diretas, que representaram 75% (4,8 mil) dos seus 6,4 mil emplacamentos no mês, graças ao bom desempenho com o público PcD (pessoas com deficiência, que podem comprar com isenção de impostos).

    No mês passado a Volkswagen teve ainda a ajuda de outro modelo para permanecer na liderança: o Gol, que foi o quarto carro mais vendido em agosto no ranking geral, com 7,9 mil unidades, também por causa das vendas diretas: o hatch liderou o segmento com 77,7% de seus emplacamentos (6,1 mil), mas neste caso principalmente por compras de locadoras e frotistas.

    No total, o canal de vendas diretas garantiu 58,6% dos emplacamentos da Volkswagen no mês, com 20 mil unidades faturadas diretamente ao comprador. O mesmo aconteceu com a Fiat, que teve igual porcentual de negócios com locadoras, frotistas e PcD, com 18,3 mil veículos vendidos nesse segmento dos 31,3 mil emplacados pela marca em agosto.

    No caso da Fiat foi a grande demanda pela recém-renovada Strada, responsável por quase 28% das vendas da marca em agosto, que fez a fabricante subir ao segundo lugar do ranking geral, com participação total de mercado de 18% no mês. A picape, com 8,7 mil emplacamentos (70% ou 6 mil deles pela via das vendas diretas), foi o segundo veículos leve mais vendido do País, tanto no varejo quanto no canal direto, desbancando do posto o Hyundai HB20.

    A terceira colocação em vendas diretas, a primeira no varejo e a volta do Onix à liderança geral do mercado de veículos não foram fatores suficientes para sustentar a posição da GM no ranking, onde a fabricante caiu para terceira posição em agosto, com o total de 28,8 mil emplacamentos e participação de 16,6%. Possivelmente, a GM não está conseguindo atender a demanda do Tracker PcD, tipo de carro muito procurado por esse público, assim perdeu terreno para as duas concorrentes no mês.

    A Hyundai manteve a quarta posição no ranking de vendas de agosto, com 9,2% de participação e 16 mil emplacamentos, e a Toyota a quinta, com 6,7% e 11,5 mil unidades.

    Mas a partir daí houve mudanças na classificação. A Jeep surpreendeu e subiu ao sexto lugar, deixando a Ford para trás, em movimento totalmente lastreado por vendas diretas, que representaram quase 80% – o maior porcentual entre as marcas líderes – de suas 10,5 mil unidades emplacadas, que garantiram 6% de participação no mês. Compass, novo carro mais vendido em agosto, e Renegade, o décimo, fizeram integralmente o resultado da marca, também pela grande procura do público PcD.

    A Ford, com participação de 5,9%, ficou em sétimo no mês, seguida pela Honda em oitavo (4,2%). Fecham a lista das dez marcas mais vendidas duas sócias: a Renault caiu para o nono posto (4,1%) porque teve problemas de produção com a paralisação da fábrica no início de agosto com a greve dos funcionários, enquanto a Nissan ficou em décimo com apenas 2,8%, resultado que poderia ser melhor se a marca japonesa não tivesse paralisado as vendas do Kicks PcD e anunciado o fim da produção do March.

    Mitsubishi (1.690 unidades) e Caoa Chery (1.632) disputam a 11ª posição e as francesas da PSA, Peugeot e Citroën, seguem em queda, despencado para o 14º e o 15º lugares no ranking.

    A BMW destaca-se na 13ª posição, com 1.260 carros vendidos, liderando o bom momento do segmento de luxo. Volvo e Mercedes-Benz também tiveram bom desempenho no mês.

    Apenas cinco marcas têm carros na lista dos dez mais vendidos. A GM/Chevrolet colocou três: o Onix em primeiro, o Onix Plus em sétimo e o Tracker em oitavo. A Fiat teve a Strada em segundo e o Argo em sexto. O Hyundai HB20 caiu para terceiro. Volkswagen Gol e T-Cross ficaram em quarto e quinto, respectivamente, enquanto os Jeep Compass e Renegade completam a lista dos dez mais vendidos do mês em nono e décimo.

    Confira abaixo o ranking de marcas e modelos de veículos leves mais vendidos em agosto/2020
    (Fonte: Autoinforme)