Avisos

Certamente sua empresa precisa de Normas Técnicas, certo? Você sabia que sendo um associado SIAMFESP você pode adquirir essas normas com um desconto especial?

normas 2

A cobrança das normas tem por objetivo completar os recursos que o governo repassa para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Anualmente o governo repassa R$ 3 milhões para a Associação. Aproximadamente 60% das despesas estão ligadas aos custos dos processos, o que torna a venda de normas importante para a manutenção da normalização do país.

A Norma Técnica é, por definição internacional, um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. Fornecem especificações para produtos, serviços e garantem a qualidade, segurança e eficiência.

Para a criação de cada norma é necessário apresentar à ABNT uma demanda, que será avaliada e, se viável, levada ao Comitê Técnico correspondente para ser inserida no Programa de Normalização Setorial. Caso não exista comitê para a demanda apresentada, a ABNT é responsável por criar um novo.

Além de comercializar as Normas Técnicas, a ABNT elabora guias de aplicação, realiza oficinas de trabalho para a identificação de novas demandas ou divulgação das Normas Técnicas Brasileiras existentes, traduz normas internacionais e uma série de outras atividades complementares ao desenvolvimento da normalização brasileira.

Fonte: AZM Comunicação