Mercedes-Benz tem aumento de 47% nas vendas de ônibus no primeiro bimestre

Tendência de mercado é de crescimento, segundo diretor de vendas da montadora.

A Mercedes-Benz informou que teve um aumento de 47% nas vendas de ônibus no primeiro bimestre deste ano. Segundo a empresa, foram 1.481 unidades vendidas em janeiro e fevereiro deste ano, comparadas a 1.007 no mesmo período de 2018.

Desta forma, a montadora continua líder de mercado, com quase 50% de participação no segmento acima de oito toneladas de PBT – peso bruto total.

Segundo Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, foram comercializados 817 ônibus urbanos, 374 micros e 110 rodoviários.

“Para o mercado total, a tendência é de um crescimento sustentável de 7 a 10% ao ano nos próximos anos”, pontuou o executivo. “Em urbanos, há tendência de aumento nas vendas por conta do recente aumento das tarifas”, avaliou.

Sobre os segmentos de fretamento e rodoviários, a tendência também é de crescimento, na visão do diretor de vendas da montadora.

“São vários fatores que contribuíram para o crescimento nos segmentos, como a situação econômica ter melhorado, as renovações de frota e a obrigatoriedade da plataforma elevatória”, disse.

Confira os dados do mercado total:

Confira os dados de mercado da Mercedes-Benz:

Grupo GULIN

Entre os ônibus comercializados, foram citadas as seis unidades do modelo O 500 MDA para a Viação Cidade Sorriso, do Grupo Gulin, em Curitiba. Os veículos foram comprados após demonstração realizada pela montadora.

A Auto Viação Redentor, do mesmo grupo, também adquiriu duas unidades do superarticulado O 500 MDA. Ambas empresas utilizam os ônibus nas vias dos sistemas Alimentador, Convencional, Interbairros e Linha Direta de Curitiba.


Continua depois da publicidade


O gerente de manutenção da Viação Cidade Sorriso, Eduardo Tows, afirmou que os veículos são mais silenciosos por possuírem motor traseiro e informou que os superarticulados ganharam comprimento de 21 metros de forma personalizada, alteração feita pela Mercedes-Benz para adaptação ao sistema de transporte coletivo da cidade.

Em 2018, as vendas de ônibus Mercedes-Benz para o Grupo Gulin somaram 121 modelos urbanos para renovação de frota  apenas em outubro. Segundo a montadora, foram chassis dos modelos OF 1519, OF 1721 (suspensão mecânica), OF 1721 L (suspensão pneumática), O 500 MA articulado e O 500 MDA superarticulado, destinados para transporte urbano e metropolitano.

As empresas que adquiriram o lote foram Auto Viação Redentor (34 unidades), Auto Viação Santo Antônio (7 unidades), Transporte Coletivo Glória (43) e Viação Cidade Sorriso (37).

Varejo

O diretor de peças e serviços ao cliente, Silvio Renan, informou que a Mercedes-Benz vai direcionar uma equipe dedicada em vendas de ônibus e soluções de serviços para o varejo. A ação vai entrar em vigor a partir do segundo semestre deste ano.

De acordo com o executivo, o varejo representa cerca de 30% dos negócios envolvendo ônibus. Neste segmento estão pessoas ou empresas que compram até cinco veículos, para inúmeras finalidades.

“Com essa iniciativa, a intenção é criar esse canal direto com o pequeno frotista”, disse o diretor. “A equipe dedicada foi treinada e atua em conjunto com a rede Mercedes-Benz”.

O trabalho inclui planos de manutenção e o FleetBoard, um sistema de gerenciamento inteligente de frota para o segmento.