Meritor lança eixo elétrico 14Xe na Fenatran

Meritor estreia nova marca global Blue Horizon no Brasil com o primeiro produto: eixo elétrico 14Xe

Por SUELI REIS, AB
  • 14/10/2019 - 22:14
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
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    Otimista com a retomada do mercado brasileiro de caminhões, a Meritor lança na Fenatran 2019 seu eixo elétrico 14Xe, primeiro produto desenvolvido pela nova marca global Blue Horizon, unidade de negócio recém-criada e exclusivamente dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias globais para a mobilidade. Um modelo de caminhão foi montado com o novo eixo na sede da empresa, no Michigan (EUA), onde está sendo testado, e está em exposição durante o evento, que acontece até a sexta-feira, 18, no São Paulo Expo.

    O eixo conta com um motor elétrico central de duas velocidades e é integrado ao eixo diferencial trativo, o que libera espaço para a bateria, inversores e demais hardwares necessários ao tipo de motorização para veículos elétricos. O produto utiliza a carcaça de um modelo convencional, possibilitando fácil integração com o veículo. Desenvolvido para equipar caminhões médios, a partir de 16 toneladas de PBT, o 14Xe foi desenvolvido para as versões 4x2, com capacidade de carga de 9 a 26 toneladas e 6x4 com capacidade de 26 a 40 toneladas. Possui três faixas de motorização: 150, 180 e 200 kW.

    “Este é o lançamento oficial do primeiro eixo elétrico Blue Horizon no Brasil e já estamos trabalhando com as montadoras para caminhões menores, de entregas urbanas, que acreditamos, serão os nichos que vão demandar mais veículos elétricos”, declara o diretor de vendas e marketing da Meritor, Kleber Assanti, durante a apresentação do produto à imprensa na segunda-feira, 14, na Fenatran.

    O executivo confirma que uma das empresas com a qual já conversa a respeito do eixo elétrico é a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que será a primeira montadora a produzir um caminhão elétrico no Brasil. A companhia confirmou as primeiras parceiras que farão parte do e-Consórcio, esquema fabril no mesmo molde do consórcio modular que opera em sua fábrica de Resende (RJ) e que a partir de 2020 passará a produzir o caminhão elétrico e-Delivery. A Meritor é uma dessas parceiras.

    “Já somos um parceiro antigo da Volkswagen Caminhões e Ônibus e agora, no e-Consórcio, vamos iniciar com o fornecimento de eixo tradicional, mas a intenção é no futuro trabalhar com o eixo elétrico”, revela Assanti. “Além disso, a aplicação também deve ir para os ônibus escolares”, completa.



    O executivo afirma que a empresa vive um novo momento de crescimento no Brasil, após perdas de volumes de vendas com a saída da Ford Caminhões do mercado. Segundo Assanti, o forte crescimento do mercado de caminhões pesados impulsionou as vendas da empresa, que cresceram 16% no fornecimento direto às montadoras no Brasil. O negócio de eixos representa 50% do faturamento da companhia no País.

    Para 2020, a expectativa da Meritor é de que o mercado brasileiro de caminhões cresça mais 6%. “O mercado vai crescer, não de forma exponencial que vimos este ano, mas ainda assim é um crescimento importante e a Meritor também vai acompanhar esse avanço, com maior participação no mercado a partir dos novos negócios que estamos conquistando.”

    Assanti também comemora o novo contrato com a Volkswagen Caminhões para o fornecimento de eixos para os Delivery 11.180 (PBT de 11 toneladas) que começam já na próxima semana a partir de sua fábrica localizada em Osasco (SP). Ele anuncia que o fornecimento também será feito para o Delivery 9.170 (PBT de 9 toneladas) em breve.

    Atualmente, a companhia produz dez diferentes famílias de eixos e as fornece para as principais montadoras no País, como DAF, Iveco, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo e Mercedes-Benz, com quem mantém negociações para fornecer aos ônibus escolares da marca. A empresa não fornece para a Scania.